O Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (EOP), ou Mangueirão, como é popularmente conhecido, está localizado na rodovia Augusto Montenegro. O estádio é um atrativo turístico em potencial que, devido a instalação do Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, passou a receber não só visitantes nacionais como, também, internacionais. Esse público diferenciado exige um preparo adequado para sua recepção, seja em dias de jogos ou não.
O estádio foi inaugurado em 1978, porém não houve uma grande preocupação quanto aos aspectos estruturais voltados a acessibilidade e inclusão. Entretanto, em 2002, o EOP foi reinaugurado, após ter sido reestruturado para que pudesse receber e comportar todos os públicos, incluindo as Pessoas com Deficiência (PCD). Nessa reestruturação, foram instaladas rampas de acesso (Fotografia 1), elevador (Fotografia 2) e assentos preferenciais (Fotografia 3). Ao todo são 32 cadeiras para os acompanhantes e mais os espaços especiais, destinados às PCD, para que possam apreciar o jogo e torcer pelo seu time, exercendo seu direito ao lazer e esporte como qualquer cidadão.
Fotografia 1 – Uma das rampas de acesso às arquibancadas.
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2020.
Fotografia 2 – Elevador de acesso.
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2020.
Fotografia 3 – Assentos preferenciais.
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2020.
Além dos visitantes que vêm para fazer um tour, o EOP também recebe em dias de jogo, principalmente os clássicos, uma grande demanda de torcedores, incluindo o público PCD (Fotografia 4) que necessita de um serviço personalizado que atenda às suas necessidades. Para adquirir um ingresso, o torcedor PCD necessita se dirigir, algumas horas antes do jogo, até a Arena Guilherme Paraense, mais conhecida como Mangueirinho (Fotografia 5), apresentar seu RG e sua carteirinha de PCD, pois os assentos destinados a esse público são limitados.
Fotografia 4 – Torcedores PCD no Mangueirão para prestigiar o clássico RexPa.
Fonte: Instagram: Wallace Rodrigues
Fotografia 5 - Arena Guilherme Paraense.
Fonte: Site Oficial do Mangueirinho.
Atualmente, o EOP ainda necessita de reparos e melhorias na estrutura de suas dependências, além de um atendimento mais qualificado para receber os torcedores portadores de deficiência física. Em função disso, está em discussão, desde 2019, um projeto sobre uma nova reforma no Estádio. O objetivo é melhorar a estrutura e torná-lo adequadamente acessível para todo tipo de público, trabalhando a inclusão social para que todos possam desfrutar do lazer e expressar seu amor pelo esporte.
Texto: Jennyfe Ferreira
REFERÊNCIAS
SANTOS, Bianca. Governo apresenta pré-projeto de reforma do Mangueirão. Disponível em: http://www.seel.pa.gov.br/noticia/governo-apresenta-pr%C3%A9-projeto-de-reforma-do-mangueir%C3%A3o. Acesso em: 11 fev. 2020.
Comments