top of page

ACESSIBILIDADE, UM GRANDE PASSO PARA A INCLUSÃO

Atualizado: 5 de nov. de 2020

O Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (EOP), ou Mangueirão, como é popularmente conhecido, está localizado na rodovia Augusto Montenegro. O estádio é um atrativo turístico em potencial que, devido a instalação do Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, passou a receber não só visitantes nacionais como, também, internacionais. Esse público diferenciado exige um preparo adequado para sua recepção, seja em dias de jogos ou não.

O estádio foi inaugurado em 1978, porém não houve uma grande preocupação quanto aos aspectos estruturais voltados a acessibilidade e inclusão. Entretanto, em 2002, o EOP foi reinaugurado, após ter sido reestruturado para que pudesse receber e comportar todos os públicos, incluindo as Pessoas com Deficiência (PCD). Nessa reestruturação, foram instaladas rampas de acesso (Fotografia 1), elevador (Fotografia 2) e assentos preferenciais (Fotografia 3). Ao todo são 32 cadeiras para os acompanhantes e mais os espaços especiais, destinados às PCD, para que possam apreciar o jogo e torcer pelo seu time, exercendo seu direito ao lazer e esporte como qualquer cidadão.


Fotografia 1 – Uma das rampas de acesso às arquibancadas.

Foto da rampa que circunda o estádio e dá acesso as arquibancadas. Pode-se ver os guarda corpos na cor laranja nas laterais e os postes de luz externos. De fundo o céu coberto de nuvens e parte da estrutura da cobertura externa do Mangueirão.
Foto da rampa de acesso as arquibancadas.

Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2020.


Fotografia 2 – Elevador de acesso.

A fotografia mostra o elevador no centro da imagem, com as portas abertas e o espaço de dentro de cor cinza metálica, contornado pelas paredes de fora de cor laranja.
Foto do elevador interno

Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2020.


Fotografia 3 – Assentos preferenciais.

Na esquerda da imagem tem cadeiras brancas próximas da parede, reservadas aos acompanhantes de pessoas com deficiência. Á frente das cadeiras há um espaço vazio, onde há uma barra de ferro no chão usada como suporte para prender as rodas da cadeira do deficiente físico, seguido por uma grade de proteção baixa.
Foto dos assentos preferenciais.

Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2020.


Além dos visitantes que vêm para fazer um tour, o EOP também recebe em dias de jogo, principalmente os clássicos, uma grande demanda de torcedores, incluindo o público PCD (Fotografia 4) que necessita de um serviço personalizado que atenda às suas necessidades. Para adquirir um ingresso, o torcedor PCD necessita se dirigir, algumas horas antes do jogo, até a Arena Guilherme Paraense, mais conhecida como Mangueirinho (Fotografia 5), apresentar seu RG e sua carteirinha de PCD, pois os assentos destinados a esse público são limitados.


Fotografia 4 – Torcedores PCD no Mangueirão para prestigiar o clássico RexPa.

A imagem exibe dois torcedores cadeirantes, acompanhados de um funcionário do estádio. Na esquerda há um torcedor do Paysandu, vestindo o uniforme listrado do time, azul claro e branco. Na direita, há uma torcedora do Clube do Remo, vestindo o uniforme do time, da cor azul escuro com detalhes brancos. Entre os dois torcedores está um funcionário do Manguierão, vestido de preto. Ao fundo pode-se ver a parte debaixo da rampa de acesso e ao lado esquerdo pode-de ver o estacionamento.
Foto de torcedores cadeirantes

Fonte: Instagram: Wallace Rodrigues


Fotografia 5 - Arena Guilherme Paraense.

A imagem exibe a parte da frente da arena Guilherme Paraense, de baixo pra cima, em formato retangular com as pontas boleadas. Há cinco pilastras da cor laranja na frente da arena, e acima há um letreiro da cor azul marinho com um fundo branco.
Foto da Arena Guilherme Paraense.

Fonte: Site Oficial do Mangueirinho.


Atualmente, o EOP ainda necessita de reparos e melhorias na estrutura de suas dependências, além de um atendimento mais qualificado para receber os torcedores portadores de deficiência física. Em função disso, está em discussão, desde 2019, um projeto sobre uma nova reforma no Estádio. O objetivo é melhorar a estrutura e torná-lo adequadamente acessível para todo tipo de público, trabalhando a inclusão social para que todos possam desfrutar do lazer e expressar seu amor pelo esporte.


Texto: Jennyfe Ferreira


REFERÊNCIAS

SANTOS, Bianca. Governo apresenta pré-projeto de reforma do Mangueirão. Disponível em: http://www.seel.pa.gov.br/noticia/governo-apresenta-pr%C3%A9-projeto-de-reforma-do-mangueir%C3%A3o. Acesso em: 11 fev. 2020.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page