top of page

homenagem do dia da consciência Negra: ícones do esporte paraenses



No Brasil, dia 20 de novembro, é o dia da Consciência Negra. A data é celebrada desde o ano 2003 como maneira de homenagear o Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Ele foi assassinado em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra é considerado importante para o reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data aborda questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.

Para celebrar essa importante data, destacamos alguns dos principais jogadores paraenses negros que fizeram história nos gramados do Mangueirão. São eles:


Mesquita: Raimundo Nonato Mesquita, foi o jogador a fazer o primeiro gol no estádio do Mangueirão. Atuou na Tuna Luso Brasileira e Paysandu Sport Club, mas foi no Clube do Remo que se destacou, com inúmeras vitorias com a camisa azulina. Atualmente, ele é um dos principais responsáveis da manutenção e reparos dos gramados do Estádio.

Aldo: Aldo Silva do Espírito Santo, começou a jogar no Macapá Sport Club, passou pela Tuna e outros times. Mas seu grande legado foi no Paysandu como lateral. Hoje, Aldo é assessor de Esporte do Governo do Amapá.


Bira: Ubiratan Silva do Espírito Santo, irmão do lateral Aldo. Ganhou destaque no Clube do Remo, onde estabeleceu um recorde individual de 38 gols em uma única edição do Campeonato Paraense e tornou-se o maior artilheiro daquela edição.


Bené: Benedito Pinho Leme, considerado o maior artilheiro da história do Paysandu, com a marca de 246 gols. Ele foi apelidado como “Tanque da Curuzu”.


Rosemiro: Rosemiro Correia de Souza, começou sua carreira como lateral no Clube do Remo, onde foi tricampeão paraense. Pela Seleção Brasileira, atuou nos Jogos Pan-Americanos de 1975 e nos Jogos Olímpicos de 1976.


Cacaio: João Carlos dos Santos Amaral, foi jogador profissional entre 1986 e 2002. No Paysandu, participou da conquista bicolor na Série B do Campeonato Brasileiro, em 1991. Atualmente atua como técnico no Castanhal Sport Clube.


Alcino: Alcino Neves dos Santos Filho, é considerado o maior ídolo do Clube do Remo onde tornou-se tricampeão paraense. Também é considerado o 2º maior artilheiro do Clube com 158 gols.


Quarentinha: Waldir Cardoso Lebrêgo, considerado por muitos um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro e até hoje recordista de gols com a camisa do Botafogo, foram 313 gols em 442 jogos. Iniciou sua carreira no Clube do Remo. E uma das peculiaridades dele é que nunca comemorava seus gols.


Autora: Ingrid Assunção



Fontes consultadas:


BAPTISTA, Rodrigo. Dia da Consciência Negra, 50 anos: liberdade conquistada, não concedida. Agência Senado, 18 de nov. de 2021. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/11/dia-da-consciencia-negra-50-anos-liberdade-conquistada-nao-concedida>. Acesso 25 de novembro de 2021.


BECKMAN, Diego. No dia da Consciência Negra, DOL escala negros que fizeram história no futebol paraense. Rádio Clube. 21 de nov. de 2018. Disponível em: <https://radioclube.dol.com.br/no-dia-da-consciencia-negra-dol-escala-negros-que-fizeram-historia-no-futebol-paraense/>. Acesso em 24 de novembro de 2021.


Que Fim Levou. 3º Tempo. Disponível em: <https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/>. Acesso em 25 de novembro de 2021.

25 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page