top of page

TUNA LUSO BRASILEIRA: UM TRILHAR DE CONQUISTAS

Foto do escritor: mangueiraodamemoriamangueiraodamemoria

Atualizado: 5 de nov. de 2020

Chegou o momento de falar dela, diferente de Remo e Paysandu, hoje a matéria será dedicada à um clube que existe há 117 anos na capital paraense. Fundado por portugueses em 01 de Janeiro de 1903 com a finalidade de ser um conjunto musical, já passou por diferentes denominações, dentre elas Tuna Luso Comercial e Tuna Luso Caixeral. E hoje é conhecida popularmente como Tuna Luso Brasileira (Fotografia 1).

Fotografia 1 – Escudo atual.


Fonte: Site Oficial da Tuna Luso Brasileira


O primeiro responsável pele clube foi Manoel Nunes da Silva, que costumava entoar canções, no porto de Belém, para relembrar a sua terra natal Portugal. Por conta desse gesto, se deu origem ao nome “Tuna”, que significa “Grupo de Estudantes que viajam por diversas localidades organizando concertos musicais”. O “Luso” remete à nacionalidade dos primeiros integrantes e o “Caixeral” representava a categoria econômica dos fundadores, chamados de caixeiros, que hoje foi substituído por “Brasileira”.

A prática de esportes no clube iniciou a partir de 1906, com três modalidades: o remo, a natação e o futsal. Somente em 1915, o futebol foi introduzido. O clube cruzmaltino é considerado a terceira força do futebol paraense, ficando atrás somente do Clube do Remo e do Paysandu Sport Club, seus rivais históricos. Já conquistou dez vezes o título de campeã paraense, além de possuir dois títulos de divisões de acesso do Campeonato Brasileiro: a Taça de Prata de 1985 e a Terceira Divisão de 1992, como demonstrado na Fotografia 2.


Fotografia 2 – Principais troféus do clube.

Fonte: Site oficial da Tuna Luso Brasileira.


Dentre tantos outros clubes, a Tuna Luso Brasileira é admirado não só no contexto paraense como também no nacional. O time de jogadores que formava a Tuna Luso Brasileira (Fotografia 3) fez história conquistando na data de 04 de abril de 1985, a Taça de Prata da Série B. Ocasião na qual venceu o clube carioca Goytacaz pelo placar de 3 x 2. Este último jogo foi realizado em Belém do Pará, no Mangueirão.


Fotografia 3 – Time que conquistou a Taça de Prata.

Fonte: Site Oficial da Tuna Luso Brasileira.


O título mais recente conquistado pelo clube cruzmaltino foi a taça ACLEP (Primeira fase do campeonato paraense), em 2012. Nesse ano, a Tuna fechou o campeonato com 17 pontos.

Texto: Denize Leal


REFERÊNCIAS

Site Oficial da Tuna Luso Brasileira. Disponível em: https://www.tunalusobrasileira.com.br/. Acesso em: 13 abr. 2020.

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2017 por Mangueirão da Memória: resgate digital e patrimonial do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença

bottom of page