top of page

40 anos de inauguração do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, o Bandola do século XX

Foto do escritor: mangueiraodamemoriamangueiraodamemoria

Atualizado: 8 de nov. de 2019


Estádio Olímpico do Pará quando ainda era metade, denominado de Bandola

Foto: Google Imagens

Neste dia 04 de março de 2018, o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, popularmente conhecido como Mangueirão, completou 40 anos de inauguração.

O processo de incentivo a construção de espaços para práticas esportivas, os campos de futebol, inicia nos estados brasileiros por volta da década de 20, com o surgimento de clubes. Além disto, durante a década seguinte, o então presidente, Getúlio Vargas, intensificou a relação da política com o futebol, no sentido da criação dos estádios, ao entender que a relação do esporte com a sociedade produziria o nacionalismo.

Com a grande proposta de criar um estádio para mais de 100 mil pessoas, o então governador da época, Alacid Nunes, iniciou o processo de criação, tendo como engenheiro, Alcyr Meira.

A criação do Estádio Estadual Alacid Nunes, durou sete anos, entre 1971 e 1978, durante este período, jogos ocorreram, no entanto, a inauguração oficial, aconteceu somente em 1978. Durante anos, o estádio existiu com apenas um lado construído, deste modo, ganhou por título, o nome de Bandola.


Referências:

MONTEIRO, Sinei Soares. Futebol, Ditadura e Trabalho: uma análise das relações políticas e sociais no campo desportivo paraense (1964 – 1978). Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4389

Estádio Olímpico Mangueirão completa 35 anos de inauguração. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/pa/noticia/2013/03/estadio-olimpico-mangueirao-completa-35-anos-de-inauguracao.html.

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2017 por Mangueirão da Memória: resgate digital e patrimonial do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença

bottom of page