O COVID-19 é um vírus recentemente descoberto, que teve origem na China e se espalhou rapidamente pelos continentes causando uma pandemia que chegou até a América do Sul há pouco tempo. Há algumas semanas, mais especificamente no dia 21 de fevereiro, foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus no Brasil. Vinte e seis (26) dias após a 1° confirmação no país, que ocorreu no estado de São Paulo, foi confirmado o primeiro caso no Pará, cujo portador do vírus chegou ao estado já contaminado após passar o carnaval no Rio de Janeiro.
Diante dessa situação, o Governo do Estado do Pará começou a promover ações de prevenção e cuidados com a saúde da população, para que esse vírus não se espalhasse com facilidade pelo território paraense. Algumas dessas ações implicaram no âmbito do futebol também, como por exemplo: a interrupção do campeonato paraense para a mobilização da quarentena, a disponibilização de ajuda dos dois maiores clubes do Pará (Remo e Paysandu) com canais de informação e espaços para receber leitos e/ou abrigar moradores em situação de rua. E, no Mangueirão, não foi diferente.
No dia 21/03/2020, foi anunciado pela central de notícias DOL, que o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença disponibilizou o seu espaço para abrigar pessoas em situação de risco que moram nas ruas de Belém. A ação objetiva resguardar e prevenir aqueles que não têm acesso a nenhum tipo de medida preventiva contra o vírus.
De acordo com o governador do estado Helder Barbalho, já foram adquiridos mil colchonetes, material de limpeza e higiene, de cama, mesa e banho para acolher essas pessoas. Portanto, a organização do Mangueirão conta ainda com a ajuda de quem puder colaborar, para arrecadar doações de alimentos, materiais de higiene e etc, para manter esse grupo de pessoas no espaço. As doações começaram a ser recebidas, pelo no portão B2, a partir das 9h do domingo 22 de março de 2020.
Hoje, dia 24/03, cerca de 600 pessoas já estão abrigadas no Mangueirão. Elas estão recebendo acompanhamento médio e odontológico além de alimentação. Como não é possível determinar quanto tempo essa ação perdurará, é necessário que mais doações de alimentos, material de limpeza, de cama, mesa e banho continuem a chegar.
Como se prevenir contra o Coronavírus:
Em tempos de pandemia, o Blog Mangueirão da Memória selecionou algumas dicas para prevenção contra o novo Coronavírus e a COVID-19.
· Limpe as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel;
· Cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
· Evite aglomerações;
· Mantenha seus ambientes de convivência bem limpos e ventilados;
· Evite ficar muito perto (um metro) de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe;
· Respeite o período de quarentena e evite sair de suas casas.
Texto: Jennyfe Ferreira e Denize Leal
コメント