top of page

MEMÓRIA 2002: GRANDE PRÊMIO DE ATLETISMO

Atualizado: 5 de nov. de 2020

Durante a segunda reforma realizada em suas instalações, o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (EOP), denominado Mangueirão, teve sua estrutura. Além de ter sido construído o lado A das arquibancadas e o gramado ter sido adequado aos padrões FIFA (105 m x 68 m), contou também com uma nova pista olímpica. Medindo 400 metros, a pista foi inaugurada pelo Grande Prêmio (GP) Brasil de Atletismo no ano de 2002, em sua primeira edição fora de Rio de Janeiro e São Paulo, e atraiu milhares de pessoas para o evento.

O GP teve ao todo 18 provas, 11 no masculino e 7 no feminino e contou com a participação de cerca de 100 competidores de 20 países. Ficou conhecido como o primeiro grande evento esportivo do Mangueirão, tido, naquele momento, como um dos maiores e mais modernos estádios do país.

Dentre as grandes figuras desportivas que participaram do evento, registrou-se a presença da medalhista de ouro na modalidade salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a brasileira Maurren Higa Maggi (Fotografia 1). E também duas campeãs olímpicas nos Jogos de Sydney-2000: Savatheda Fynes, das Bahamas e Sandie Richards, da Jamaica.


Fotografia 1 – A medalhista brasileira Maurren Higa Maggi

Foto: Tarso Sarraf/O Liberal


Texto: Denize Leal


Confira nossa matéria sobre a pista olímpica do Estádio Olímpico do Pará no link: https://mangueiraodamemoria.wixsite.com/meusite/post/est%C3%A1dio-ol%C3%ADmpico-do-par%C3%A1-e-sua-pista-de-atletismo

Fonte: GP Brasil inaugura nova pista, mas não atrai novos atletas. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0505200234.htm. Acesso em: 25 de jun de 2020.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page