top of page

projeto novo mangueirão

Atualizado: 5 de nov. de 2020

O grandioso Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, popularmente conhecido como "Mangueirão", foi inaugurado no dia 4 de março de 1978 e, ao longo de seus 42 anos de história, passou por apenas uma reforma geral em 2002. No entanto, no dia 26 de junho de 2020, o segundo projeto de modificação do Estádio foi lançado (Fotografia 1). O objetivo é de moderniza-lo e torná-lo o maior palco de futebol da Região Norte.


Fotografia 1: Trecho do vídeo/projeto divulgado.


O projeto prevê um investimento de cerca de R$160 milhões e estima o período de 1 ano e 6 meses de obras, que estão previstas para iniciar ainda nesse ano de 2020. Dentre as mudanças previstas com a reforma, algumas se destacam como: a capacidade do estádio, que passará de 35 mil a 55 mil pessoas; o processo de modernização da pista de atletismo; a ampliação da área de cobertura dos assentos destinados aos torcedores; instalação de assentos com encosto nas arquibancadas; duplicação da cobertura de rampas de acesso e novas entradas e saídas de arquibancadas.

Haverá também modificações visando a sustentabilidade, como: padrão de construção ecológica, medidas de eficiência energética, sistemas de captação e reaproveitamento da água da chuva e instalação de painéis para produção de energia solar e modificações na drenagem. Outra modificação a ser realizada será para cumprir o padrão exigido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Se trata da instalação de uma área exclusiva para receber uma central de comando para VAR (árbitro de vídeo, sigla em Inglês).

Contudo, apesar da reforma e revitalização do Mangueirão, as características arquitetônicas e estruturais do Estádio serão preservadas. Abaixo você terá acesso ao vídeo completo do Projeto do Novo Mangueirão, desenvolvido pelo Governo de Pará:



Texto: Jennyfe Ferreira


Fonte: Agência Pará, disponível no link: https://agenciapara.com.br/noticia/20400/

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page