top of page

seleção brasileira no mangueirão

Atualizado: 5 de nov. de 2020

Formada no ano de 1914, pentacampeã de Copas Mundiais (Fotografia 01) e uma das seleções mais bem-sucedidas do mundo, a Seleção Brasileira de Futebol tem um longo histórico marcado por jogos emocionantes, temporadas de ouro e, claro, muito protagonismo de jogadores como Pelé e Garrincha (Fotografia 02). O primeiro jogo da Seleção foi no dia 21 de julho de 1914. Desde então, dentre todos os jogos que a seleção vem participando, alguns ocorreram em Belém do Pará, mais especificamente no Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, o Mangueirão.


Fotografia 01 – Os cinco troféus de Copa do Mundo do Brasil.

Fonte: Blog –Troféus do Futebol.


Fotografia 02 – Jogadores Pelé e Garrincha.

Fonte: Site Museu da Pelada.


O Mangueirão já recebeu, assim como diversos estádios brasileiros, jogos de diferentes escalas nacionais e internacionais. Ao todo, o Estádio sediou quatro grandes jogos da Seleção Brasileira, o primeiro ocorreu em 1990, entre Brasil e Chile que resultou em um empate de 0x0. O segundo foi realizado em 1997, quando o Brasil jogou contra a seleção do Marrocos, com um público expressivo presente no Estádio, a Seleção Brasileira venceu o jogo por 2x0.

O terceiro jogo ocorreu em 2005, o Mangueirão recebera a Seleção Venezuelana para uma partida contra a Seleção Brasileira, que venceu a Venezuela por 3x0. E em 2011, Belém teve a oportunidade de receber uma partida entre rivais: Brasil x Argentina, no famoso Superclássico das Américas. O Brasil venceu a disputa por 2x0, sendo um gol de Neymar e um de Lucas (Fotografia 03).


Fotografia 03 – Jogadores do Brasil comemorando a vitória no Superclássico das Américas.

Fonte: Site do UOL.


Texto: Jennyfe Ferreira e Denize Leal.


REFERÊNCIAS

PAULINO, Tailane. História da Seleção Brasileira. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/historia-da-selecao-brasileira/. Acesso em: 08 jan. 2020.

331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page