top of page

CAMPEONATO INTERBAIRROS DE SKATE NO MANGUEIRÃO

Atualizado: 5 de nov. de 2020

O Mangueirão possui várias funcionalidades, sejam elas esporte, recreação ou lazer. Dentre essas, houve, em março de 2013, a segunda etapa do Campeonato Interbairros de Skate, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL). Foi um domingo radical para quem veio ao Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (EOP).

A competição reuniu 45 skatistas de 14 bairros da cidade de Belém e ocorreu nas rampas de acesso a arquibancada do Estádio (Fotografia 1). Para os participantes e espectadores, foi um domingo para ficar sem ar com as manobras radicais que eram realizadas. Imagine, com a inclinação de até 20 graus que a rampa possui, a velocidade que um atleta conseguia alcançar! Chegava a aproximadamente 60 km/h.


Fotografia 1 – Interbairros de Skate

Fonte: Google, 2013.

Entre os espectadores estava Mauro Costa, conhecido por ser um dos pioneiros do esporte no Estado e inspiração para vários atletas. Sobre o evento, ele declarou que “ Essa iniciativa da SEJEL é louvável, até por que vai incentivar, alavancar o skate. Vai dar visibilidade nacional, afinal uma disputa de skate num estádio de futebol é inovadora, vai fazer com que muitas pessoas venham para Belém para ver como é o esporte aqui”. O que confirma a versatilidade do EOP para a realização de outras modalidades esportivas além do futebol.

A competição foi dividida por modalidades: Rachão¹, Iniciante e Master no estilo longboard. Os participantes comemoraram a realização da etapa no Mangueirão pois, em função de Belém ser uma cidade plana, o ambiente ficou mais radical e emocionante. O objetivo da SEJEL não foi apenas exaltar o esporte, mas sim usá-lo como uma ferramenta de inclusão social e resgate de jovens em vulnerabilidade social, garantindo-lhes o direito à cidadania e, também, contemplando o Estádio com mais uma atividade.


¹ Rachão: é um desafio entre atletas, durante o qual quem acertar mais manobras completas ganha a competição.


Texto: Wanessa Silva


REFERÊNCIAS

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page