A Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América é a mais importante competição de clubes de futebol da América do Sul. Organizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol, a Libertadores, como é popularmente conhecida, é um torneio muito prestigiado. Isto, pois, garante ao clube vencedor uma vaga no Mundial de Clubes da FIFA.
Esse ano (2019), a final da Libertadores foi disputada por Flamengo e River Plate em Santiago, no Chile, no dia 23/11. E, pela primeira vez, a direção do Estádio Olímpico do Pará (EOP) pôde transmitir, ao vivo, o andamento do jogo dentro do Mangueirão (Fotografia 1), resultado de uma iniciativa das seguintes torcidas organizadas: Clube de Regatas Flamengo, Torcida Organizada Fla Fla de Belém, Fla Pará, Nação Tucuruí e Flapebas. As arquibancadas A e B foram abertas ao público (Fotografia 2) e o valor da entrada foi 1 kg de alimento não perecível, que poderia ser trocado tanto no EOP, quanto nas sedes sociais dos Clubes do Remo e Paysandu, no Centro Esportivo da Juventude (CEJU) e na sede da Federação Paraense de Futebol.
Fotografia 1 – Telão de transmissão do jogo.
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2019.
Fotografia 2 – Torcedores acompanhando a partida das arquibancadas.
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2019.
Em depoimento, o integrante da equipe, que trabalhou voluntariamente na acolhida de torcedores, Leonan Santos, comentou sobre a importância da realização de um evento como esse no Mangueirão: “Eu amei trabalhar em prol de uma boa causa [...]. Seria bom se houvessem sempre eventos sem fins lucrativos, com entradas a partir de doações de alimentos”, disse. Também foi comentado sobre o aumento de eventos como esse realizados pela SEEL e o quanto o Mangueirão é referência para realização deles, dada a relevância do estádio.
Leonan Santos também aproveitou para fazer um breve comentário sobre as melhorias que a organização poderia instituir, caso fossem realizados outros eventos como esse. “A infraestrutura do Estádio é boa, comportou bem os milhares de torcedores. Só houveram algumas falhas técnicas e de organização, as entradas que iniciariam às 13h, abriram uma hora depois e uma parte do telão estava obstruída, o que impediu alguns torcedores de enxergarem claramente o jogo”, disse. Mas também levou em consideração que essa foi a primeira vez que um jogo de tanta magnitude foi transmitido no Mangueirão e que as experiências obtidas este ano podem servir como aprimoramento se houverem próximas edições.
Ressalta-se que foram arrecadados mais de 6 mil quilos de alimentos que foram separados cuidadosamente pela equipe do estádio (Fotografia 3) e serão doados para abrigos sociais de Belém-PA.
Fotografia 3 – Alimentos já embalados em sacos.
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2019.
Texto: Denize Leal e Jennyfe Ferreira
REFERÊNCIAS
FRANCO, Giullya. Copa Libertadores da América. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-libertadores-america.htm;. Acesso em: 28 nov. 2019.
NOGUCHI, Larissa. Mangueirão abre as portas para a transmissão da final da Taça Libertadores. Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/16427/. Acesso em: 28 nov. 2019.
Comments