O Centro de Visitação do Estádio Olímpico do Pará promoveu no dia 13 de maio de 2019, às 15hrs, no Mangueirão, uma oficina de nutrição esportiva para os atletas que treinam no Estádio. Tais atletas são participantes do projeto Atletismo Mangueirão, coordenados pela professora Suzete Montalvão.
A oficina teve o intuito de repassar a importância de uma boa alimentação antes, durante e depois dos treinos diários. E, também, sobre como pode ser preparada e consumida antes, durante e após campeonatos e treinos. Foi esclarecido aos atletas presentes as classes de alimentos, como elas funcionam no organismo e como potencializar a produtividade de um treino, com base os alimentos ingeridos.
Ministrada pelo estudante de nutrição da UFPA Douglas Lopes, a oficina contribuiu para o repasse, de maneira detalhada, das informações que os atletas precisam ter na hora de montar seus cardápios. E a importância de uma boa alimentação para ter melhores resultados. O palestrante também respondeu perguntas dos ouvintes (Fotografia 1).
Fotografia 1 – Palestrante e Atletas participantes da Oficia de Nutrição
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2019.
Ao final da oficina, foi entregue um certificado de reconhecimento para a Professora Suzete Montalvão (Fotografia 2), coordenadora do antigo projeto Papo Cabeça. Isto, uma vez que, após o mesmo ter sido cancelado ela prosseguiu auxiliando e treinando atletas, como se propôs na época do projeto, e criou outro projeto por conta própria, chamado de Atletismo Mangueirão. Em um breve discurso, ela discorreu sobre a história do projeto, a importância do atletismo para melhorar a qualidade de vida e seus benefícios, além de falar de sua formação e porque ela permanece auxiliando esses futuros atletas, sozinha e com competência ímpar.
Fotografia 2 – Equipe do Centro de Visitação e a Professora Suzete Montalvão
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2019
Texto: Anna Leite
Комментарии