top of page

MANGUEIRÃO: Oficina de Manipulação de alimentos com a AssOCIAÇÃO dos Ambulantes

Atualizado: 8 de nov. de 2019

O Programa de Extensão “Centros de Visitação Em Espaços de Interesse Turístico - Estádio Olímpico Edgar Proença" é uma iniciativa da Faculdade de Turismo (FACTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Secretaria de Estado Esporte e Lazer (SEEL). No mês de maio de 2018, em comemoração aos aniversários de quarenta (40) anos do Estádio Olímpico e de dois (02) anos do Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará, foi realizada a oficina intitulada “Manipulação de alimentos”, na Sala de Lutas da Fundação PROPAZ - Polo Mangueirão.

A oficina contou com a palestra de Douglas Marley Lopes Pinto, estudante do curso de Nutrição da UFPA e teve como público alvo os membros da Associação dos Ambulantes do Mangueirão e outras pessoas que se apresentassem no evento.

Foto 01 – Apresentação da oficina

Fonte: Arquivo do Programa (2018)


Por ser um espaço que vai além de um ponto turístico, mas que é patrimônio histórico-cultural do Pará, o Estádio Mangueirão necessita de apoio de todos os atores envolvidos, para que haja um bom andamento e desenvolvimento de suas atividades. Deste modo, a alimentação que é comercializada por ocasião dos eventos, majoritariamente esportivos, também faz parte do processo de memorização do Estádio Olímpico como local de lazer e boas lembranças. Isto, tendo em vista, a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos e a preocupação destes profissionais em produzir alimentos com mais cuidados.


Foto 02 – Participantes da oficina

Fonte: Arquivo do Programa (2018)


A viabilização dessa qualificação por meio dos cursos se faz necessária. E foi com esse intuito que se pensou na oficina, tornando o EOP um local para além de um ambiente de trabalho, mas também que serve de equipamento de lazer, que deve ser valorizado, conservado e preservado. Estimulou-se, ainda, a inserção e integração dos ambulantes e todos os atores envolvidos no cenário de atuação dos mesmos, buscando mostrar a importância deles dentro de um dos maiores patrimônios histórico-cultural do Pará, bem como possíveis melhorias.


Foto 03 – Conhecendo maneiras de conservação de alimentos

Fonte: Arquivo do Programa (2018)


O evento ocorreu no dia 10 de maio de 2018, de 14h as 16h, com expectativa inicial de aproximadamente trinta pessoas. Entretanto a oficina contou com 48 participantes, sendo 32 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, o que superou a expectativa dos organizadores. De acordo com a organização do evento, os ambulantes solicitaram uma nova oficina, o que demonstra a grande aceitação por parte do público. Todavia, com atividades práticas e alimentos naturais para que possam adquirir maiores conhecimentos agregando também ao conteúdo histórico sobre o Estádio Olímpico do Pará.



Texto: Evelyn Barros

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page