Com um limite de público de 45.007 pessoas atualmente, o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (EOP) teve sua primeira inauguração no ano de 1978, com as obras inacabadas e somente o lado B das arquibancadas construído (Fotografia 1). Nesse tempo, havia uma capacidade maior para comportar os torcedores. Além das arquibancadas, eles podiam ficar no que era chamado de “geral”, onde assistiam aos jogos de pé.
Fotografia 1 – EOP depois da sua primeira inauguração, com destaque para a antiga geral.
Fonte: Blog Ponta de Gol.
O recorde de público pagante no Mangueirão é de 59.613 torcedores, registrado durante o Campeonato Paraense, no dia 24.04.1979, em um clássico RexPa que resultou em empate. Este jogo foi marcado pela estreia de Dadá (ex-jogador do Paysandu) e a sua relação amistosa com Bira (ex-jogador do Remo). Ambos marcaram gols para as suas equipes e o gesto de comemoração foi um abraço entre os dois (Fotografia 2), o que ficou marcado na história do clássico paraense.
Fotografia 2 – Abraço entre os ex-jogadores Dadá e Bira.
Fonte: Site Globo Esporte.
O segundo maior público presente no estádio foi após a segunda inauguração do mesmo, em 2003, já com os lados A e B construídos. Aconteceu na partida entre Paysandu Sport Club e Boca Juniors (Fotografia 3), durante a Taça Libertadores da América, com 57.330 ingressos contabilizados.
Fotografia 3 – Partida da Taça Libertadores da América
Fonte: Site Globo Esporte
O terceiro maior público foi durante a Copa dos Campeões, em 2002, em uma partida entre Paysandu e Cruzeiro, com total de 53.615 torcedores no Mangueirão.
Texto: Denize Leal
REFERÊNCIAS
COSTA, Ferreira da. Enciclopédia do esporte paraense. 2018.
paysandu x boca foi 48 mil pagantes e mais de 8 mil credenciados
paysandu x fluminense o publico nunca foi divulgado oficialmente
Esse clube é uma farsa.
Faltou o público do jogo Paysandu 0x1 Fluminense pela copa do Brasil .
Paysandu x fluminense 1998 60 mil