No Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença é realizado o Projeto TURIPROPAZ, com vista a apresentar a comunidade juvenil conhecimentos acerca da cultura belenense e os patrimônios histórico da cidade, que tanto representam o surgimento e crescimento de Santa Maria de Belém do Grão Pará.
Com vistas a entender mais sobre o TURIPROPAZ foi realizada, no dia 28 de fevereiro de 2018, entrevista com a estagiária Amanda Silva, estudante do curso de Bacharelado em Turismo, da Universidade Federal do Pará. Conheça mais sobre esse projeto, que possui como local de realização da atividade o Estádio Olímpico, popularmente conhecido como Mangueirão.
BLOG: O que é o projeto TURIPROPAZ?
TURIPROPAZ: É o Projeto Turístico e Pedagógico com a Inserção do PROPAZ no Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará (Projeto TURIPROPAZ). O projeto tem como objetivo inserir as crianças e adolescentes atendidas pela Fundação PROPAZ Polo Mangueirão nas atividades de condução de visitas no Estádio Olímpico do Pará (EOP), possibilitando a integração entre elas, moradoras da comunidade do entorno do EOP, com pessoas de outros locais de origem.
BLOG: Quando surgiu?
TURIPROPAZ: A ideia do projeto surgiu no final de 2016, com o antigo bolsista que era o Jonathan Rodrigues. Ele percebeu que através do PROPAZ podia ser criado um projeto de extensão com o intuito de capacitar as crianças para a condução de visitas no Estádio. As primeiras turmas iniciadas foram em números pequenos, mas com o tempo esse número foi crescendo. A segunda responsável por esse surgimento foi a Rayanne Nascimento que deu continuidade ao projeto, chamando mais alunos.
A partir do momento em que o projeto foi crescendo, mudanças ocorreram e com isso novos participantes foram sendo agregados. A estagiária da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) Dayara Bezerra também teve sua participação no ano de 2016 e início de 2017, juntamente com o voluntário Leonan Santos. Este último foi ano em que o Projeto do Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará comemorou um ano de implantado. Mas a data em que o projeto foi institucionalizado, enquanto projeto de extensão, foi Agosto de 2017, e quem ficou à frente dele fui eu como bolsista de extensão.
BLOG: Quais as intenções do projeto?
TURIPROPAZ: A intenção é fazer com que essas crianças e adolescentes acumulem conhecimentos sobre a cultura e o patrimônio histórico de seu Estado, o que contribuirá para a formação pessoal e profissional deles. Ademais de oportunizar a interação com pessoas de outros locais de origem, por meio do atendimento aos visitantes e/ou turistas.
BLOG: Quantas pessoas (entre crianças e jovens) já foram beneficiadas neste período de existência?
TURIPROPAZ: Dentre o ano de 2016 e 2017, cerca de 80 alunos já foram beneficiados. Mas não podemos contar só com os alunos e sim com os pais também, pois os pais gostam de ter algo que traga mais conhecimento e ocupação aos filhos.
BLOG: Qual a percepção dos alunos acerca do TURIPROPAZ?
TURIPROPAZ: A percepção dos alunos quanto à história do Mangueirão é justamente ter a oportunidade de conhecer a fundo toda sua história, seus anexos e ainda saber que grandes jogadores já passaram por aqueles vestiários, pisaram no gramado. E o melhor é eles se sentirem importantes ao sentar na tribuna de honra e depois correr para os pais dizendo que conheceram o Gigante do Norte (Mangueirão).
BLOG: Qual a percepção dos responsáveis sobre o projeto?
TURIPROPAZ: Quanto aos pais que acompanham de perto essa atividade, eles aprovam mais um estímulo no aprendizado das crianças, pois eles acham que é importante sim conhecer o local no qual as crianças fazem suas atividades fora da escola.
BLOG: Quais as expectativas para o ano de 2018?
TURIPROPAZ: Para 2018, esperamos formar mais alunos e estimulá-los a repassar essa experiência para outros alunos. Assim, aumentando o interesse em participar do projeto. Dessa maneira, superando a cada ano o objetivo que o projeto tem a cada criança formada.
O projeto TURIPROPAZ apresenta, como característica, a imersão na cultura e história dos patrimônios da cidade de Belém, permitindo que crianças e jovens aprendam mais sobre cada ponto turístico. Assim como se aprofundem nos conhecimentos sobre o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, obtendo como resultado a satisfação dos alunos e dos familiares quanto aos benefícios que o TURIPROPAZ proporciona.
Texto: Evelyn Barros
Que trabalho fantástico! É muito bom saber que todos os que estão presentes no Mangueirão são lembrados e abordados, parabéns mais uma vez.