Foto divulgação da Rádio Web UFPA (2017)
No dia 15 de dezembro de 2017, os responsáveis pelo projeto Mangueirão da Memória foram entrevistados na Rádio Web UFPA. O objetivo foi discorrer acerca das ações desenvolvidas no espaço, a partir da implementação do Projeto de resgate digital do Estádio Olímpico Edgar Proença.
Sobre o surgimento do blog Mangueirão da Memória, a professora Doutora Vânia Lúcia Quadros Nascimento contou à Rádio que:
[...] o Projeto Mangueirão da Memória, ele surge no contexto de um outro programa. De um programa maior, que é programa Centro de Visitação em Espaços de Interesse Turístico. Esse programa surgiu, no ano passado, como um projeto da Faculdade de Turismo solicitado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará, para o Mangueirão. (Informação verbal).
De acordo com ela, o projeto surge de uma necessidade externa, oriunda da comunidade e também dos participantes do Centro de Visitação. Ela informou durante a entrevista
[...] com o desenvolvimento das ações do projeto, durante todo o ano passado, ano de 2016 e por demandas da própria comunidade, dos bolsistas e estagiários da SEEL, que também são estudantes de turismo e dos voluntários do curso de turismo que atuavam no centro de visitação naquele ano, então se observou a necessidade e a importância de se fazer esse resgate do Mangueirão em termos de documentos, de imagens, de histórias e de objetos que fazem parte do Mangueirão.
O discente Jonathan Rodrigues também descreveu as etapas do processo de criação do Blog. Ele relatou que:
Deu-se início ao primeiro blog, na primeira fase. A gente fez dois blogs, então a gente deu início ao primeiro blog, e isso foi com todas as questões: as matérias que a gente foi criando e olhando a realidade daquele espaço, do Mangueirão. Mas não só do Estádio Mangueirão, mas também ao entorno dele. E toda a questão antropológica que surge alí dentro daquele espaço. Porque não é só o Estádio Mangueirão, mas também tem toda uma questão de uma cultura; tem a questão do RexPA; tem a questão dos jogos; tem a questão do povo colocar aquele espaço como uma casa mesmo, um santuário, que muita gente fala sobre isso. Então é colocar aquele espaço também e publicizá-lo ele, através dos fatos e relatos das pessoas que vão alí diariamente, visitar o Centro de Visitação.
Sobre sua participação no processo de criação do Blog, a discente Alexandra Cardoso esclareceu que
[...] o blog teve seu lançamento em outubro. Mas antes disso, ele passou por algumas etapas, que foi a criação da logomarca, que foi uma criação feita em conjunto, com toda a equipe e houve uma votação. E daí foram selecionadas algumas matérias e outras matérias do blog antigo foram transferidas para o novo.
Em síntese, o Blog Mangueirão da Memória passou por etapas para ter a característica que possui atualmente. O que contou com a participação ativa de diversos discentes da Faculdade de Turismo, participantes de outro projeto que é o Centro de Visitação. Percebendo-se, portanto, a integração e trabalho em grupo, para o desenvolvimento de um projeto que surge pela necessidade da comunidade e também dos alunos. E cujo eixo central é a percepção do Estádio Olímpico Edgar Proença como um patrimônio importante. E que necessita de reconhecimento, valorização e resgate digital da história, por meio de reportagens, relatos, fotografias, entre outros.
Confira a entrevista completa:
http://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-comunidade/mangueirao-da-memoria/
Fonte: UFPA comunidade - Rádio Web UFPA
Comments