O cartão postal tem a função, de além do simples envio de informações, possibilitar a troca cultural, o desenvolvimento do turismo cultural, assim como da economia da sociedade e da identidade da comunidade, que interage com o patrimônio que faz parte da localidade na qual vive (SILVA, 2009). O Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (EOP) apresenta importância e reconhecimento turístico nacional e, como demonstração disso, inserido na lista de cartões postais do Brasil Turístico.
O cartão postal apresenta informações visuais (Figura 1) e sobre a localização do Mangueirão (Figura 2), como é denominado o EOP, medindo aproximadamente 10,5 cm de altura e 15,0 cm de largura. Esse cartão do patrimônio esportivo da capital paraense está disponível para ser adquirido, na página da Comunidade de compra e venda online da América Latina chamada Mercado Livre.
Figura 1 – Frente do cartão postal Brasil Turístico Mangueirão
Fonte: Ray Nonato / Postais do Brasil.
Figura 2 – Verso do cartão postal Brasil Turístico Mangueirão
Fonte: Ray Nonato / Postais do Brasil.
Ressalta-se que este cartão foi feito em uma produção limitada. Isso, juntamente com outros com fotografias dos outros estádios brasileiros. O que permite ainda mais a valorização do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença no contexto turístico, patrimonial, social e econômico. Seja em âmbito estadual quanto no nacional.
Texto: Evelyn Barros
Referências:
MERCADO LIVRE. Cartão Postal Estádio Mangueirão Belém Pa Antigo 01. Disponível em: <https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796230647-carto-postal-estadio-mangueiro-belem-pa-antigo-01-_JM>. Acesso em 19 jun. 2018.
SILVA. Saulo Rondinelli Xavier da. O cartão-postal como forma de representação da memória cultural de Ilhéus: uma contribuição para o turismo cultural. Revista Urutágua (online), v. 18, p. 198-221, 2009. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/
viewFile/4948/4054>. Acesso em: 19 jun. 2018.
Commentaires