top of page

MANGUEIRÃO E O HINO NACIONAL: A REPERCUSSÃO NO BRASIL

Foto do escritor: mangueiraodamemoriamangueiraodamemoria

Atualizado: 8 de nov. de 2019


Em setembro de 2011, o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença foi palco de uma das maiores manifestações nacionais de futebol. Ao começar a execução do Hino Nacional, o público acompanhou como de costume em outras regiões brasileiras e até internacionais (nos casos de jogos em outros países, com a presença também de brasileiros). Contudo, ao terminar a execução oficial do Hino, os paraenses presentes no Mangueirão continuaram cantando até o final, emocionando a todos que estavam presentes, jogadores, profissionais esportivos, a comunidade e até mesmo quem assistia pelos meios de comunicação.

Esse ato repercutiu em âmbito nacional, pois diferentes jornais e meios de comunicação transmitiram o fato ocorrido naquele jogo entre Brasil e Argentina. O que permitiu ao povo brasileiro, notadamente os das outras regiões do país, um pouco da valorização dos torcedores paraenses quanto aos jogos realizados no Estádio Olímpico do Pará. Além disto, proporcionou que o Hino Nacional fosse cantado até o final nos jogos posteriores em que a Seleção Brasileira estava participando. Ato este, vale ressaltar, iniciado com a população paraense, no Mangueirão.



Link para vídeo:


Referência

Globo Esporte. Paraenses cantaram hino à capela no jogo entre Brasil e Argentina, em 2011. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/pa/copa-do-mundo/noticia/2014/06/paraenses-cantaram-hino-capela-no-jogo-entre-brasil-e-argentina-em-2011.html. Acesso em: 11 jun. 2018.

Secretaria de Esporte e Lazer. O Mangueirão recebeu mais de 200 mil pessoas em pouco mais de um mês. Disponível em: http://www.seel.pa.gov.br/noticia/o-mangueir%C3%A3o-recebeu-mais-de-200-mil-pessoas-em-pouco-mais-de-um-m%C3%AAs. Acesso em: 11 jun. 2018.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


© 2017 por Mangueirão da Memória: resgate digital e patrimonial do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença

bottom of page