Desde 2016, com a inauguração do Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, o Mangueirão vem recebendo muitas visitas. E, dentre elas, o Estádio recebe visitantes mirins, oriundos de várias escolas e de vários lugares do estado do Pará. O intuito dessas visitas é promover a aproximação e valorização desse patrimônio através da educação.
Imagem 1 – Escola de Tomé-Açú
Fonte: Arquivo do Centro de Visitação, 2018.
A equipe do Centro fica tão feliz quando recebe a visita de escolas, pois isso demonstra a importância do Estádio e a troca de conhecimento que acontece entre ela e as crianças, que são sempre a esperança de futuro melhor. E, ademais da importância, há cada detalhe trabalhado para que a visita aconteça da melhor maneira possível, desde o agendamento até o final. A partir do momento em que essas crianças chegam até o Estádio, é possível ver os olhos brilhantes e encantados de cada uma delas e conhece o verdadeiro significado de se ter sonhos.
A maioria dessas crianças são de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). São locais de difícil acesso, com escolas humildes, com pais e professores que fazem o que podem para proporcionar uma educação de qualidade para elas. Apesar de todas as dificuldades, essas escolas oferecem a oportunidade de trazer as crianças até a capital do Pará, para conhecer outros meios de entretenimento, monumentos históricos, cinema e etc.
Para que as visitas ocorram, a equipe do Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará, juntamente com as secretarias de escola e/ou prefeituras, realiza todo um processo de planejamento. Inclusive, há o agendamento prévio, seja por e-mail ou telefone. E, assim, são repassados detalhes importantes e é feita a confirmação do dia e hora da visita, para os responsáveis pela recepção e condução dos visitantes estejam prontos para recebe-los.
Texto: Amanda Silva
Comments